Epistemologia da Psicanálise
TOTEM
e TABU: a função do Pai em psicanálise e suas relações com a cultura

Do ponto de vista psicanalítico, do que um acordo com a civilização sobre a evolução do pai e estando orientado em três direções:
1ª é histórica e corresponde ao interesse
científico da psicanálise;
2ª pode ser entendida como a
construção de uma metáfora e diz respeito ao mito freudiano contemporâneo
contido no texto Totem e Tabu (1913) ;
3ª diz respeito ao conteúdo
simbólico da psicanálise em relação ao pai que vai além do mitológico e
pretende mostrar como esta é seu ponto central.
Assim, a “evolução” se delineia a
partir dos textos freudianos focados sobre o interesse científico da
psicanálise mais o contexto mitológico que Freud empresta à noção de pai, indo
além, num contexto em que a linguagem se instaura com um operador que Lacan
chamou de Nome-do-Pai.
Na mesma época da publicação de Totem
e Tabu (1913), cuja relação revela um interesse de Freud pela etnologia e pela antropologia social, surge
o texto denominado O interesse científico da Psicanálise (1913). O momento se
caracteriza por certo cosmopolitismo das teses psicanalíticas e das relações
destas demais ciências.
A jovem ciência passou a designar,
além da investigação dos processos inconscientes, um modo de tratamento dos
conflitos neuróticos: a psicanálise aplicada constituída por uma pesquisa
clínica e terapêutica.
Numa carta de 1914 a Jung, Freud
escreve que a biologia que vai em direção à psicanálise, pois trata a
sexualidade como função orgânica. Faz notar que a sexualidade objeto da
psicanálise é a sexualidade infantil, cujas propriedades estão presentes na
concepção biológica.
A experiência analítica encontrará nas
neuroses o mesmo modo de funcionamento que ocorrem nessas formações sociais
pré-históricas, ligando o modo de ser narcísico do neurótico ao do primitivo ao
atribuir um grande valor às ações psíquicas.
Segundo Freud, toda história da
civilização nos mostra os caminhos que os homens tomaram para a realização de
seus desejos insatisfeitos, levando em conta a alteridade de condições e as
interdições provenientes da realidade.
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