Desejo em Filosofia e Psicanálise 9

“Esse
obscuro objeto do desejo”
O filme
retrata um romance um pouco conturbado. Uma jovem de 19 anos, uma camareira. Um
homem de meia idade sofisticado e rico francês. De início, o filme começa com
Mathieu reconta em flash back a um grupo de passageiros de um trem, a história
dos perigos de um romance entre um sofisticado e rico francês de meia idade e
uma camareira. Conchita por quem se apaixona. Assim, começa um jogo sexual,
surrealista de “gato e rato”. Porém, essa obsessividade Mathieu tenta ganhar
carinhos da moça, manipulando-a com os seus desejos carnais e, então, competem
para conseguir o controle um do outro.
A personagem Conchita é dividida
entre o anjo e o demônio em que apresenta suas personalidades conturbadas, mas
que possua um desejo: enganar o velho rico Mathieu.
Podemos concluir que, parte do
princípio de toda forma de arte deve liberta-se de tudo que é lógico, e que se
faz sentido. Portanto, liberando o inconsciente (sonhos), tornando ele livre de
qualquer manifestação da razão e de preocupações morais e estáticas.
Segundo Lacan, “o desejo, função
central de toda experiência humana, é desejo de nada de nominável. E é este
desejo que está ao mesmo tempo na origem de toda espécie de animação”.
O desejo parece estranho pela falta,
ou melhor, pela ausência do objeto. Portanto, só desejamos aquilo que não
possuímos e tendo a posse do mesmo traz a satisfação e com ela o
desaparecimento do desejo.
Observamos o desejo surgindo nos dois
lados: Conchita e Mathieu. É um jogo duplo na tentativa de prender pelo desejo.
Os dois são torturadores e torturados.
A cada um lhe escapa aspectos obscuros
do desejo do outro, tanto que o desejo não tem um só objeto, são múltiplos os
objetos do desejo de cada ser humano. Obtendo a posse se produz a consumação do
mesmo.
E esse toque surreal ao filme,
que veio completamente sem querer, não é o único, e os demais estão lá bem ao
estilo do diretor. São em bem menor quantidade e bem mais discretos que em
obras anteriores do autor, mas eles se fazem presentes: é o rato sendo pego
pela ratoeira durante a conversa entre Mathieu e Encarnación, a mãe de Conchita
(María Asquerino), e removido pelo mordomo; o já falado balde de água em
Conchita no começo; o anão psicólogo; a menina na cabine do trem ouvindo a toda
essa violentamente erótica história e outros. Não esperem explicações
definitivas, mas sintam-se livres para tecer suas próprias conclusões sobre “o
que o diretor pretendia.
Esse Obscuro Objeto do Desejo (Cet Obscur Objet du
Désir, França – 1977)
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière (baseado em romance de Pierre Louÿs)
Elenco: Fernando Rey, Carole Bouquet, Ángela Molina, Julien Bertheau, André Weber, Milena Vukotic, María Asquerino, Ellen Bahl
Duração: 102 min.
Roteiro: Luis Buñuel, Jean-Claude Carrière (baseado em romance de Pierre Louÿs)
Elenco: Fernando Rey, Carole Bouquet, Ángela Molina, Julien Bertheau, André Weber, Milena Vukotic, María Asquerino, Ellen Bahl
Duração: 102 min.
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